Uma característica do Plasma é sua habilidade de usar elementos SVG para alterar a aparência da área de trabalho. Isso significa que não existe necessidade que os autores de temas saibam C++ ou qualquer outra linguagem de programação para criar um bom tema. Eles precisam usar apenas ferramentas gráficas comuns que já estão familiarizados (exemplo: Krita, Inkscape, Gimp, Karbon, etc). Dependendo de sua destreza com essas ferramentas, um tema para o plasma pode ser criado em menos de 1 hora.
Conteúdo
- Criando um tema em 7 passos fáceis
- Testanto o tema
- As cores do tema
- Dicas e Truques
Criando um tema em 7 passos fáceis
- Copie e renomeie a pasta de um tema existente. A nova pasta pode ser nomeada com o nome de seu tema. Os temas instalados ficam em share/apps/desktoptheme/ dentro de seu diretório .kde ou no diretório de instalação do kde. Você também pode encontrar temas para o Plasma no KDE-Look. Edite o metadata.desktop para os dados de seu tema.
- Abra o arquivo SVG associado com elemento do plasma que você quer alterar em editor de SVG (Inkscape, Karbon). Veja a próxima seção para entender cada elemento do arquivo SVG.
- Cada arquivo SVG pode ter vários elementos (exemplo: objetos com id = left, right, top, topright,center, clock face, etc). Modifique os elementos existentes OU apague-o e crie um novo. Os elementos podem ser SVG primitivos ou grupos de objetos. Dica: Você pode embutir imagens como um elemento do SVG se você preferir usar editores de imagem como Krita, Gimp, etc. Lembre de embutir, ao invés de lincar, cada imagem (inkscape: effects->images->embed all images).
- Para tornar o renomeamento dos elementos do tema mais fácil é possivel usar uma extensão do Inkscape localizado nesse endereço
- Certifique-se que o id de cada novo elemento está corretamente configurado. Dica: No Inkscape, você pode checar o id do elementos clicando com o botão direito do mouse em cada elementos e escolhendo Object Properties.
- Adicione ou remova qualquer elementos ocultos que você desejar. Não importa como eles parecem, esses objetos que possuem id que batem com elementos ocultos apenas existem ou não. Veja esse link para uma lista dos elementos ocultos disponíveis.
- Salve o arquivo SVG.
- Repita os passos 3 a 7 para cada elemento do plasma que você gostaria de criar.
Testando o tema
- Se você ainda não tiver terminado, copie seu novo tema para a pasta share/apps/desktoptheme dentro de seu diretório .kde ou de seu diretório de instalação dokde.
- Escolha o tema da caixa de dialógo “Configure a Área de Trabalho” (pode requerer que o kde seja reinicializado) ou edite seu arquivo plasmarc para apontar para o novo tema.
- Verifique cuidadosamente a aparência de todos os elementos de seu novo tema.
- Se você criou temas non-composite separados (SVGs da pasta opaque), lembre de testar seu tema como a composição desativada.
As cores do tema
- Você pode fornecer uma esquema de cores para o plasma que permita que texto, backgrounds e outros itens fiquem com as cores corretas em relação ao seu tema pelo fornecimentos de um arquivi colors dentro de sua pasta. Veja o arquivo colors que está dentro de seu tema padrão para um exemplo.
- Se o arquivo colors for omitido, o plasma usará o esquema de cores padrão do KDE. Note: Os temas SVG não serão coloridos a menos que tenham o elementos ‘hint-apply-color-scheme’).
Dicas e Truques
- Mesmo um pixel ou dois fora do lugar podem fazer uma grande diferença durante horas de uso. Podem não ser óbvio a primeira vista mas o usário pode intuitivamente notar que algo não está certo e desistir de usar o seu tema.
- No Inkscape, desative o recurso “stroke scalling” quando os objetos tem seu tamanho alterado. O Inkscape pode por padrão escalonar o acesso de um objeto quando seu tamanho é mudado. Isso pode acarretar que o tema do plasma renderizado fique com linhas tênues e fracas que não poderão ser vista.
- Se você prefere editores como Krita ou GIMP, crie seu tema particular nesses programas e então importe eles no Inkscape (arrastar e soltar os qrquivos funciona bem). Se vocÊ estiver trabalhando numa imagem de fundo com multiplos elementos (ex.: imagem de fundo do painel, dos widgets, etc) separe a imagem em elementos diferentes (topo, fundo, etc) e salve em arquivos separados antes de importa no Inkscape.
- Não esqueça de embutir as imagens importadas. Por padrão, o Inkscape importará elas como links de imagens que não serão exibidas no plasma (para embutir as imagens , vá para Effects > Images > Embed All Images).
- Lembre que as bordas dos elementos da imagem de fundo (top right, bottom, left) ficarão como azulejos se o elemento hint-stretch-borders não estiver presente no svg.
- Lembre que o elemento center das imagens de fundo ficarãoesticadas se o elemento hint-tile center não estiver presente no svg.
- Para controlar a quantidade de cor que será aplicada no plasma quando usando o elementos hint-apply-color-element, certifique-se a Valor/Intensidade da cor (HSV) está perto de 0 ou 255 para menos coloração, ou perto de 127 para mais colorização. Assim, por exemplo, para permitir que as sombras sejam colorizadas, use HSV igual a 0.
- Quando estiver testando o tema, se parecer que partes dos elmentos SVG estiverem faltando (bordas por exemplo) cheque de svh novamente para se certificar que o id do elemento está correto.
- Não use recursos avançados do SVG já que eles não serão renderizados adequadamente. Se você uiser adicionar blur ou algo similar, considere pré-renderizar como PNG, e então importar o PNG no arquivo SVG.
- Execute esse teste de sanidade rápido para as imagens de fundo do SVG para evitar problemas irritantes e falhas entre elementos:
- os elementos topleft, top and topright devem ter a mesma altura
- os elementos topright, right and bottomright devem ter a mesma largura
- os elementos bottomleft, bottom and bottomright devem ter a mesma altura
- os elementos topleft, left and bottomleft devem ter a mesma largura