Se você seguiu esse tutorial, e nesse momento possui um blog totalmente configurado e funcionando, existem alguns plugins que você deveria instalar e começar a usa-los, pois irão facilitar sua vida no trabalho diários de manutenção de seu site. Abaixo segue uma lista de 8 plugins populares que eu utilizo nesse blog e que você também poderá querer usar no seu.
Esse plugin vai muito além da criação de simples formulários de contato. Com ele, dá pra criar gerenciar vários formulários diferentes cujos dados podem ser encaminhados para diferentes contas de e-mail, permitindo praticamente qualquer uso que sua imaginação permitir.
Com esse plugin configurado em seu blog, você fica livre de qualquer preocupação relacionada a integração com o Facebook, permitindo que todos os seus post sejam publicados automaticamente no mural do perfil a sua escolha.
O que o plugin acima faz em relação ao Facebook, esse plugin faz em relação ao Twitter. De forma ainda mais fácil. A partir da tela de configuração, é possível definir os parâmetros necessários para acessar a API do Twitter e definir qual o encurtador de URL será utilizado, dentre várias opções disponíveis.
AddToAny: Share/Bookmark/Email Buttons
Esse plugin permite adicionar a cada post de seu blog links para compartilhar seu artigo em dezenas redes sociais a sua escolha, de forma ridiculamente simples. Basta ir a página de configuração do plugin e arrastar os ícones dos serviços desejados para uma região especifica e salvar as alterações.
Adiciona a funcionalidade de comentários de seu blog inúmeros recursos úteis, além de lhe oferecer um painel centralizado que lhe permite gerenciar os comentários de todos os seus blogs, moderar comentários, alterar a forma de exibição dos comentários, bloquear usuários e palavras, etc.
Google Analytics for WordPress
A forma mais fácil de integrar o seu blog ao serviço de estatísticas do Google, sem precisar editar nenhum arquivo HTML. Com esse plugin basta obter o seu código de rastreamento (disponível na página inicial após o login no serviço), e digita-lo no campo apropriado na página de configurações do plugin, que traz outras opções úteis, como eliminar das estatísticas os seus próprios acessos.
Para quem quer monetizar o seu blog, A ferramenta Adsense do Google é uma das mais populares. Assim como o plugin acima, o Adsense Manager permite integrar sua conta do adsense ao seu blog de forma fácil, sem mexer em HTML, apenas obtendo seu código de usuário e digitando no campo adequado na página de configurações.