Xcode – parte 2 – Orientações para o uso do Xcode

Uma vez que você tenha criado seus projetos no Xcode, você pode começar a escrever o código. Esse artigo descreve onde encontrar os recursos mais usados do Xcode. Nos próximos artigos veremos alguns desses recursos em detalhes.

Ajuda contextual: uma atalho para as respostas

Além de estarem listados no navegador de documentação do Xcode, muitos artigos da ajuda estão disponíveis a partir de menus de atalho espalhados pela aplicação. Control-click em qualquer uma dessas áreas da interface na área de trabalha ou na janela Organizer exibe uma lista de artigos de ajuda disponíveis para essa área. A figura 1-1 mostra a ajuda contextual para o editor de código fonte. Se existirem mais artigos do que o possível de serem listados do menu,selecione Show All Help Topics;  a ajuda abri na janela Organizer (Figura 1-34). Você pode usar essa facilidade para encontrar informações sobre tarefas especificas que  você esteja tentando cumprir, ou somente aprender quais tarefas podem ser executadas usando a área do Xcode.

Figure 1-1  Contextual help

A janela da área de trabalho: Onde você executa a maior parte de suas ações

Antes de seguir adiante, você precisa orientar-se na janela da área de trabalho do Xcode (Figure 1-2).

Figure 1-2  A newly opened Xcode window

O lado esquerdo da janela é a área de navegação, aberta com o navegador do projeto na figura. O navegador do projeto mostra o conteúdo de seu projeto ou área de trabalho. A Figure 1-3 mostra alguns dos grupos e arquivos de um projeto.

Figure 1-3  The project contents in the Xcode project navigator

O lado direito da janela da figure 1-2 é a área de edição. Você pode editar muitos tipos diferentes de informações, incluindo o código fonte, listas de propriedades (plists), modelos do Core Data e arquivos de interface com o usuário (nib), e pode visualizar muitos outros.

Para estender as informações da área de edição, você pode abrir uma área utilitária a direita da janela da área de trabalho (figure 1-4), que inclui inspetores e bibliotecas. Use o seletor de view da barra de ferramentas para abrir e fechar as área de navegação, depuração e utilitária.

Figure 1-4  The utility area

Quando você executa o código, a área de depuração é aberta (figura 1-5). Quando você faz uma parada em um breakpoint, o navegador de depuração é aberto também.

Figure 1-5  The debug area

Abra trabalhos em abas e janelas

Para trocas rápidas entre editores e arquivos, você pode adicionar abas a janela da área de trabalho do Xcode, ou pode abrir janelas adicionais. Para ativar as abas, escolha View > Show Tab Bar, ou adicione uma nova aba escolhendo File > New > NewTab. Escolha File > New > New Windows para abrir uma nova janela da área de trabalho. Cada janela de aba ou área de trabalho pode ser personalizada independentemente das outras. Por exemplo, você pode usar uma janela para depuração e outra para edição do código fonte. Se você abrir o mesmo arquivo em duas abas ou em duas janelas, as mudanças que você fizer em uma aba ou janela serão refletidas na outra.

As abas podem ser re-ordenadas, fechadas independemente, ou arrastadas para fora da barra de abas para criar uma nova janela, da mesma forma que pode ser feito no Safari. Você pode usar os itens do menu Window (ou seus atalhos equivalentes do teclado) para mover-se entre as abasa. Você pode também dar um nome para a aba para uso nas preferências de comportamento (see “Customize Your Build and Run Workflow”).

O Xcode lembre as janelas e abas que você abriu quando fechou a área de trabalho e reabre elas na mesma configuração.

Edite e visualize muitos tipos de dados

O Xcode inclui editores para vários tipos de arquivos, incluindo:

  • Código fonte
  • Configurações de projeto e compilação
  • Arquivos de listas de propriedades (plist)
  • Arquivos de texto (rtf)
  • Modelos do Core Data
  • Modelos de mapeamento do Core Data
  • Arquivos de interface com o usuário (nib)
  • Arquivos AppleScript
  • Arquivos do dicionário de Scripting

Existem visualizadores que podem exibir gráficos, vídeos e uma variedade de outros tipos de arquivos.

O uso de cada um desses editores é brevemente descrito nesse artigo. Control-click em qualquer um dos editores para obter uma lista de artigos de ajuda que descrevem em detalhes o uso deles (Figure 1-1).

Selecione qualquer arquivo

Para abrir um dos editores ou visualizadores, selecione um arquivo no navegador do projeto. O editor ou visualizador para esse  arquivo abre automaticamente na área de edição da janela da área de trabalho. Os arquivos para os quais o Xcode não possui um editor associado são exibidos usando o Quick Look

Cada editor associado a um tipo de documento tem comandos personalizados nos menus Navigate e Editor que agem sobre as informações nesses tipod de documento. Observe que o menu Navigate – como muitos dos menus do Xcode – mostra itens de menu diferentes quando você segura as teclas Option, Shift ou Option e Shift.

Edição em  formato hexadecimal

Você pode visualizar muitos tipos de arquivos em formato hexadecimal pela combinação de Control-click no arquivo no navegador de arquivos e escolhendo Open As > Hex no menu de atalho. Alguns tipos de arquivos que não são editáveis pelo visualizador padrão, como imagens, podem ser editados no formato hexadecimal.

Você pode editar o código hexadecimal diretamente, ou pode editar na coluna de texto plano. Editando em qualquer uma delas atualizará a outra.
Quando o editor hexadecimal tiver o foco, você pode usar o menu Editor para personalizar sua exibição.

O editor hexadecimal possui três áreas:

  • Na esquerda, os numeros das linhas
  • No centro, a representação hexadecimal dos bytes do arquivo, 32 byte spor linha, um byte por coluna
  • Na direita, a representação em texto plano (ASCII) desses bytes

A partir do menu Editor, você pode esconder os números de linhas ou a representação em texto plano. Você pode também escolher exibir os códigos de bytes em grupos de 2, 4, 8, 16 ou 32.

Escreva, edite e depure código fonte

O editor de código fonte do Xcode possui muitos recursos para ajudar no desenvolvimento de seu código. Entre outras coisas, você pode escrever e editar o código fonte, configurar e desabilitar breakpoints e controlar a execução do programa durante uma sessão de depuração. Control-click no editor de código fonte exibe uma lista de tópicos de ajuda que descrevem caracteristicas do editor e tarefas que você pode cumprir (figura 1-1).

Figure 1-6  The source editor

Edição de configurações de compilação

Quando você clica no icone do projeto no navegador de projeto, o editor aparece a esquerda dele, mostrando informações sobre o projeto e alvos. A figura 1-7 mostra algumas das informações do editor de projeto.

Figure 1-7  Target information in the project editor

Você pode escolher visualizar as configurações básicas da compilação ou todas as configurações. Os valores das configurações da compilação podem ser configurados no nivel padrão, do projeto ou do alvo. Clique no botão do nível para ver todos os níveis das configurações simultaneamente, como na figura 1-8. A configuração principal é destacada em verde e mostrada na coluna Resolved. Se você alterar ou personalizar uma configuração, ela é mostarda em negrito. Clique no botão Combined para visualizar somente as configurações principais.

Figure 1-8  Build settings

Edição de chaves e seus valores

Além do arquivo Info.plist necessário para todas as aplicações, o editor de lista de propriedades abre várias outros tipos de arquivos de listas.

Para editar uma chave ou valor, dê um clique duplo no item e digite uma nova string no campo de rexto. Em alguns casos, um menu popup estará disponível, indicado por pequenas setas verticais. Clique nas setas para ver as opções.

Você pode adicionar uma nova propriedade ou uma nova propriedade-filha em um array ou dicionário. O editor de lista de propriedades alerta você se a chave que você está tentando adicionar já existe no arquivo.
Para adicionar uma propriedade a uma lista de propriedades…

  1. No editor de listas, pressione o ponteiro do mouse sobre uma entrada e clique no botão Adicionar (+).
  2. Escolha um nome para a chave no menu popup.
  3. Escolha um valor na coluna Value do menu popup ou informe um valor.

Se você estiver adicionando uma propriedade que seja um array ou dicionário, clique no triângulo de revelação e pressione Enter para adicionar uma propriedade filha. Você pode adicionar uma propriedade com um nome que não esteja no menu popup. Para fazer isso, digite o nome da chave no campo na parte superior do menu popup, selecione o tipo do dado a aprtir do menu popup na culona Type, e entre com um valor da coluna Value.

Clique no sinal de menos (-) próximo a qualquer item para remove-lo do arquivo.

Para a lista de tipos de chaves da lista de propriedades, a coluna Key no editor de listas mostra um nome descritivo  ao invés do texto literal da chave. Escolha Editor > Show Raw Key & Values para exibir o texto literal. Você pode também ver tanto o nome quanto o valor bruto da chave no  QuickHelp na área utilitária (Figura 1-9).

Figure 1-9  Quick Help for key values

Control-click no editor e selecione Property List Type para ver uma lista de tipos de arquivos de lista possiveis. O tipo do arquivo atual é indicado por um traço a esquerda no nome do arquivo. Você pode usar esse menu para alterar do tipo padrão para um tipo de propriedade específico.
Configure o tipo da lista quando criar ou editar uma lista de propriedade. Se o Xcode não puder determinar o tipo de uma lista de propriedades, você pode precisar configurar manualmente uma lista.

Listas de propriedades que compartilhem a mesma estrutura definida pelo sistema são consideradas do mesmo tipo. Além do arquivo Info.plistnecessário para cada aplicação, o editor de lista de propriedades do Xcode suporta vários outros tipos. O editor de listas determina a lista d epossiveis chaves no menu popup. No submenu Property List Type submenu, o tipo atual é indicado por um traço a esquerda do nome.

Edição de arquivos de texto RTF

Você pode escrever, abrir e editar texto RTF no Xcode. O editor possui uma interface com o usuário e um conjunto de recursos muito parecido com aqueles da aplicação TextEdit do Mac OS X, mas sem a capacidade de converter o arquivo para outros formatos como texto plano ou HTML. Note que o Xcode abre arquivos de texto plano (.txt) com o editor de código fonte, não com o editor de texto.

Desenhando modelos de dados graficamente

Se seu projeto usa o framework Core Data, você pode usar o editor de modelo de dados para implementar ou modificar seu modelo do Core Data (see Core Data Starting Point).

Para criar um projeto que use o Core Data . . .

  1. Selecione File > New > New Project.
  2. Selecione o modelo de projeto para sua aplicação iOS ou Mac OS X, e clique em Next.
  3. Se a opção Use Data Core aparece no painel de opções do projeto, selecione e clique em Next. Caso contrário, Core Data não está disponível no modelo selecionado.
  4. Informe o nome do projeto, e especifique a localização do arquivo em seu sistema.
  5. Clique em Save.

O modelo do projeto que incorpora o Core Data:

  • Conecta-se ao framework Core Data
  • Adiciona um arquivo de modelo de objeto
  • Adiciona código para criar e localizar as várias partes da pilha do Core Data

Use o editor de modelos do Core Data para editar os modelos de objetos gerenciados.

O modelo de objeto gerenciado é uma representação do esquema que descreve seus modelos de objetos, incluindo os relacionamentos entre eles. A figure 1-10 mostra o editor do modelo de dados.

Figure 1-10  The data model editor

A área de componentes de alto nível lista as entidades, requisições e configurações definidas no modelo. Você pode selecionar um ou mais itens ao mesmo tempo em um grupo único. Você usa o botão Add Entity para adicionar um entidade, requisição ou configuração. Para adicionar uma requisição ou configuração, mantenha pressionado o botão Add Entity até que sejam mostradas as outras opções. O botão retém o texto da última vez que é usado.

A área de detalhes mostra os atributos, relacionamentos e propriedades associadas com o item ou itens que você selecionou na área de componentes de alyo nível. Você pode selecionar um ou mais itens do mesmo grupo ao mesmo tempo. Existem dois estilos para a área de detalhes: tabela e gráfico. Você pode escolher o estilo usando o controle segmentado no canto inferior direito da área do editor. Você pode usar o estilo gráfico apenas se tiver uma entidade selecionada na área de componentes de alto nível. Você pode usar qualquer estilo para editar o modelo,  porém o estilo tabela é tipicamente melhor para uma edição detalhada e inspeção, e o estilo gráfico é melhor para visualizar o esquema.

O inspetor do Modelo do Core Data na área utilitária exibe informações sobre o item ou iten que você selecionou na área de detalhes. Selecionando mais de uma propriedade na área de detalhes, você pode editar várias propriedades ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode configurar o Attribute Type para vários atributos simultaneamente.

Definição de regras usadas na migração de dados armazenados

Se você alterar o modelo do Core Data o suficiente para precisar de uma mapeamente enter um armazenamento antigo e um novo, você pode usar o editor de mapeamento do Core Data para graficamente criar o modelo.
Uma modelo de mapeamento do Core Data descreve as transformações necessárias para converter os dados descritos pelo modelo do Core Data para outro modelo do Core Data com um esquema diferente. O editor do modelo do mapeamento do Core Data fornece ferramentas baseadas em tabelas para criar e editar um modelo.

Figure 1-11  The mapping model editor

 
A lista de mapeamento de entidades lista todas os mapeamentos de entidades definidos no modelo. Você pode editar o nome do mapeamento dando um clique duplo no texto.
As tabelas de mapeamento de propriedades mostra os mapeamentos de atributos e relacionamentos associados com o mapeamento de entidade selecionado.
A nova área de gerenciamento de mapeamento de entidade permite que você adicione um novo mapeamento de entidade ao modelo.
Clique no botão Add Entity Mapping para serem mostrados uma serie de caixas de dialogo que você pode usar para configurar o novo mapeamento. Se necessário, você escolhe os modelos de origem e destino dos modelos para as entidades usando os menus popup correspondentes.
Para uma maior flexibilidade, você pode implementar uma sub-classe de NSEntityMigrationPolicy para configurar políticas personalizadas para um mapeamento.

Desenhe suas interfaces com o usuário graficamente

Desde a primeira versão do Xcode,  a Apple fornece uma aplicação separada – chamada Interface Builder – para o desenho de interfaces gráficas. No Xcode 4, o Interface Builder é totalmente integrado a janela da área de trabalho como um editor. A figura 1-12 mostra o Interface Builder no Xcode 4.

Figure 1-12  Interface Builder

Interface Builder creates files—called nib files—that are in a proprietary format (that is, you can’t read them with the source editor or the hex editor). For more information on the use of Interface Builder, see “Designing User Interfaces in Xcode.”
O Interface Builder cria arquivos – chamado arquivos nib – que estão em um formato proprietário (isso é, você não pode ler esses arquivos com o editor de código fonte nem com o editor de hexadecimal).

Exibe arquivos em um painel de edição dividido

Você pode exibir duas ou mais visões diferentes de um arquivo, dois ou mais arquivos diferentes, ou duas ou mais versões de uma mesmo arquivo em paineis adjacentes do editor (lado a lado ou um em cima do outro). Você usa os botões de seleção do editor (figure 1-13) para mudar entre o editor padrão, Assistente, e o editor de versão. Enquanto o editor padrão usa um painel único, o Assistente e o editor de versão usa um painel dividido. Além disso, se você dê um clique com a tecla Option pressionada em um arquivo no navegador do projeto ou no painel de navegadores de simbolos, esse arquivo será aberto no painel do editor assistente (você pode mudar esse comportamento  no painel General das preferências do Xcode).

Figure 1-13  Editor selector buttons

Apesar de você poder especificar qual arquivo a ser exibido em cada painel, é frequentemente útil deixar que o Xcode  encontre um arquivo relacionado para você. O Assistente pode encontrar, por exemplo, o arquivo de cabeçalho relacionado ao arquivo de código fonte que você está visualizando, ou o arquivo de código fonte usando para implementar o código de controle para um arquivo do Interface Builder.

Encontre informações para Visualização e edição

O Xcode fornece duas maneiras de navegação pelo projeto: navegadores e barras de salto. Muitos dos navegadores incluem campos de texto para busca pelo projeto ou filtragem de itens no navegador; alguns incluem botões para restrigir o escopo dos itens exibidos. A barra de salto aparece no topo do painel do editor e fornece uma maneira alternativa para navegar  pelo arquivos e simbolos do projeto. Como a barra de salto está sempre disponível, você pode usa-la para encontrar os itens do projeto mesmo quando o navegador estiver fechado.

Os navegadores são mostrados na figura 1-14.

Figure 1-14  The navigators

O uso de cada um desses navegadores e das barras de salto são descritas resumidamente nessa seção. Um clique com a tecla Control pressionada em qualquer um dos navegadores abre uma lista de artigos de ajuda que descrevem em detalhes o uso desse navegadores.

Visualize arquivos em seu projeto ou área de trabalho

Você pode usar o navegador do projeto para organizar os arquivos de seu projeto em grupos e listar os arquivos e grupos em qualquer ordem que você quiser. A barra de salto exibe a mesma organização do projeto no navegador como no arquivo aberto no editor, e então mostra os simbolos individuais do arquivo.

Clique no nome do arquivo no navegador do projeto para ver o arquivo no painel de edição. O tipo do editor ou visualizador que exibe o arquivo depende do tipo de arquivo que você selecionou.

Para criar um novo grupo.

Faça uma das opções seguintes:

  • Coloque o cursos no local do navegador do projeto onde quer criar o grupo, dê um clique com a tecla Control pressionada e escolha New Group do menu de atalho. Você pode arrastar arquivos para o grupo, e pode arrastar o grupo para um novo local do navegador.
  • Selecione os arquivos que você alocar em um novo grupo, clique com a tecla Control presssionada, e escolha New Group from Selection. Observe que você pode clicar com a tecla Command pressionada os itens do navegador para selecionar itens não continuos

    Clique no nome do grupo para editar o nome

O navegador do projeto tem filtros para  arquivos editados recentemente, arquivos com controle de versão, e por strings de nome de arquivo. A figura 1-15, por exemplo, mostra um projeto filtrado para mostrar apenas arquivos de implementação (.m). O campo de filtragem e os botões estão na parte de baixo da área de navegação.

Figure 1-15  The project navigator filtered to show only .m files

Uma vez que você tiver navegado por um arquivo no navegador do projeto, você pode ver o caminho para esse arquivo mostrado na barra de salto (figura 1-16). Voce pode usar a barra de salto para navegar pelo seu projeto.

Figure 1-16  Project navigation

Para usar a barra de salto . . .

  1. Clique em um nível na barra de salto e escolha uma arquivo
  2. Para abrir um arquivo relacionado no Assistente, mantenha pressionada a tecla Option e clique nesse arquivo.
  3. Na barra de salto do Assistente, escolha uma categoria de arquivos relacionados.
  4. Use as setas de direção para avançar para o arquivo desejado.
  5. Clique no botão de trava para abrir um arquivo bloqueado, se for o caso.

Uma barra de salto é um mecanismo interativo e hierarquico para exibição de itens em sua área de trabalho. Cada editor inclui uma barra de salto, como também o Interface builder e o organizador da documentação. A configuração e comportamento de cad barra de salto é personalizada para cada contexto em que ela apareça. A configuração básica inclui três componentes:

  • Os menu de itens relacionados () oferece seleções adicionais relevantes no contexto atual, como arquivos abertos recentemente ou arquivos de interface (.h) ou de implementação (.m) que você esteja editando.
  • Os botões Previous/next () permitem que você avançe  ou retroceda pelo seu histórico de navegação.
  • O menu do caminho hierarquico (por exemplo, ) compreende um ou mais segmentos. Um clique em um seguimento permite ir diretamente ao nivel desejado na hierarquia.

Um exemplo de barra de salto básica está no organizador de documentos. Ela simplesmente permite que você selecione documentos das bibliotecas instaladas. Outras barras de salto tem mais componentes.

Uma barra de saldo pode também incluir um seta de direção que permite iteragir através de um conjunto de arquivos ( ) ou problemas. Se um botão de trava () aparecer, você pode clicar nele e autenticar para desbloquear o arquivo, se for o caso.

Segure a tecla Option quando selecionar um item na barra de navegação para abrir o Assistente e exibir esse item no painel do editor Assistente. Na barra de saldo do Assistente, o menu do caminho é baseado no conteúdo do painel do editor normal, e o elementos raiz (marcado com o icone de uma lampada acesa) oferece seleções similares em um menu de itens relacionados.

Note que cada elemento do caminho na barra de saldo é um menu popup que você pode usar para navegar pelo seu projeto. Mantenha pressioanda a tecla Option quando selecionar um arquivo na barra de salto para abrir o Assistente e mostrar o arquivo no painel do editor assistente (você pode mudar esse comportamento no painel General das preferências do Xcode).
O conteúdo da barra de salto depende do tipo de arquivo que você estiver visualizando. No Interface Builder, por exemplo, a barra de salto permite que você navegue por elementos individuais da interface (figura 1-17).

Figure 1-17  The jump bar in Interface Builder

A barra de salto também botões para avançar e retroceder para mover-se através de arquivos já vistos, e um menu popup () que mostra várias informações úteis sobre itens relacionados, como mostrado na figura 1-18.

Figure 1-18  The related items pop-up menu

Visualize simbolos do projeto

Clique no botão Symbol na barra de seleção do navegador para exibir os simbolos  do seu projeto. Observe que você precisa esperar até que o Xcode termine de indexar o seu projeto antes de usar esse recurso.

Para exibir a classe hierarquicamente, siga um dos caminhos abaixo:

  • Disponha os simbolos em uma lista hierarquica usando os botões da parte de cima do navegador de simbolos.

    Refine quais simbolos são exibidos usando os botões da parte de baixo do navegador. Os botões ficam azul quando  pressionados e pretos caso contrário. Use os botões na seguintes combinações:

    • —esconde os simbolos que não sejam classes e seus membros,  incluindo protocolos, funções, estruturas (structs), enumerações (enums), uniões (unions), tipos e variaveis globais
    • —esconde simbolos definidos apenas em frameworks externos, exibindo apenas simbolos definidos no projeto ou na área de trabalho
    • —esconde simbolos membro definidos dentro das classes, como métodos, propriedades e variáveis

    Além disso, você pode refinar os resultados digitando no campo de filtragem na parte de baixo do navegador. Selecione um simbolo para exibir o seu cabeçalho no editor de código fonte. A tela abaixo mostra um botão pressionado e a palavra “drawing” no campo de filtragem. Na lista resultante, o método bezierPathForDrawing é selecionado e sua definição é destacada no editor.

  • Clique em um elemento na barra de salto para ver uma lista de simbolos no nível da hierarquia do projeto.

Encontre strings de texto

Encontre strings de texto em seu projeto ou área de trabalho com o navegador de pesquisa. Para executar pesquisa básicas dentro de seus projetos e frameworks, o navegador de pesquisa oferece sugestões de busca e recursos de filtragem.

  1. Digite uma string no campo de texto e pressione Enter.
  2. Refina os resultados pela digitação de uma segunda string no campo de filtragem.
  3. Selecione o resultado para exibi-lo no editor

A medida que você digita algo no campo de busca, uma caixa de sugestões de busca aparece. As opções de busca atuais são destacadas na linha inicial com sugestões adicionais listadas logo abaixo. Pressione Enter para continuar com suas configurações atuais, ou selecione outra sugestão da lista. A lista de resultador aparece no navegador. Selecione um item na lista para vˆ-lo no editor a direita.

Use os menus popup nas várias categorias da caixa de dialoho de opções de pesquisa para personalizar a sua busca. Por exemplo, você pode escolher ignorar ou coincidir a caixa do texto  do campo de busca. As mudanças que você fizer aqui permanecem nas buscas futuras.

Se quiser filtrar os resultados, entre um texto no campo localizado na parte de baixo do painel. Qualquer item que não coincida com o texto será removido da lista de resultados.

A tela abaixo mostra a caixa de dialogo de opções de busca aberta e a pesquisa de resultados para NSArray filtrado pelo texto

circle.

Figure 1-19  The Find Options dialog

Visualizar problemas encontrados pelo Xcode

O navegador de problemas lista mensagens, avisos e erros que o Xcode identifica em seu código e projeto, incluindo problemas encontrados pelo Fix-it, o analisador estático e pelo compilador.

Quando a compilação falha, o navegador de problemas abre automaticamente, mostrando todos os problemas encontrados no código. Clique em um problema para vê-lo no editor de código fonte. Você pode também bavegar através dos problemas usando as setas e menus popup no canto inferior direito da barra de salto do editor de código fonte.

Figure 1-20  The issue navigator

Gerenciando Breakpoints

Toda vez que você configura breakpoints no editor de código fonte, o navegador de breakpoints (figura 1-21) é o local onde você pode ver todos eles em um único lugar. Além disso, você usa o navegador de breakpoints para adicionar condições e opções aos breakpoints.

Figure 1-21  The breakpoint navigator

Visualizando Threads e Pilhas

Quando você roda o seu código e atinge um breakpoint (ou use a barra de depuração para pausar a execução), o navegador de depuração mostra o estado atual da pilha de cada thread em execução. Clique em um item do navegador e veja ele em seu código fonte e veja os valores das variáveis na área de depuração (figura 1-22).

Figure 1-22The debug navigator and associated editor and debug areas

Visualização da compilação, controle de versão e logs da depuração

Quando você executa uma operação que seja normalmente registrável, como a compilação ou análise do código, ou que tenha uma saída no console, como uma operação de controle de versão ou sessão de depuração, o registro dessa operação é listado no navegador de logs. Selecione um item desse navegador para ver o log no painel do editor (figura 1-23).

Figure 1-23  Viewing a log

Você pode usar o botão de filtragem e o campo de texto na parte de baixo no navegador para limitar os logs mostrados aos logs recentes ou logs cujos nomes sejam uma cadeia de texto voc6e forneça.

O visualizador de log possui duas exibições distintas:

  • Para tarefas não interativas, como compilação e controle de versão, o visualizador mostra uma barra de escope que você pode usar para especificar o contéudo a exibir. Operações executadas com sucesso possuem um icone de checagem próximo a eles. Operações com avisos possuem um icone de advertência (uma exclamação em um triângulo amarelo). Operações com erros tem um icone de erro (uma exclamação em um octagono vermelho) próximo a ele. o lado direito da operação indica o número de avisos e erros que a operação produziu. Para ver os erros ew avisos, clique no triângulo a esquerda da operação. Para ver a transcrição da operação, clique no botão de transcrição no lado direito da operação.
  • Para tarefas interativas, como sessões de depuração, o log mostra uma transcrição da sessão.

Encontre informações que complementem o editor

Existem va’rios tipos de informações localizadas na área utilitária da janela da área de trabalho, incluindo Quick Help, o inspetor de arquivos, inspectores do Interface Builder, e bibliotecas de modelos de arquivos, pedaços de código, objetos do Interface Builder, além de arquivos de mídia.
Para abrir a área utilitária, escolha View > Utilities, ou clique no botão Utility da barra de ferramentas (figura 1-24).

Figure 1-24  The utility button

Visualize e edite as propriedades de itens especificos

Os inspector são paineis na parte superior da área utilitária que você pode usar para ler ou entrar dados sobre arquivos e objetos do Interface Builder, entre outras coisas. Os inspetores que estão disponíveis dependem de qual editor você está usando. Compare, por exemplo, os inspetores disponíveis para modelos de dados (figura 1-25) com aqueles disponíveis para o Interface Builder (figura 1-26).

Figure 1-25  Data model inspectors

Figure 1-26  Interface Builder inspectors

Obtenha modelos, arquivos e objetos do Interface Builder

As bibliotecas na parte inferior da área utilitária (figura 1-27) fornece modelos de arquivos e pedaços de códigos que você pode arrastar para o seu projeto ou área de trabalho, elementos de interface com o usuário que você pode usar no Interface Builder, e arquivos de mídia (gráficos, sons, e assim em diante) usados na área de trabalho.

Figure 1-27  The library pane

Cheque o progresso das tarefas do Xcode

O visualizador de atividades da barra de ferramentas da janela da área de trabalho mostar o progresso de qualquer tarefa que o Xcode estiver executando. Se duas ou mais tarefas estiverem sendo executadas em paralelo, um pequeno número aparece a esquerda do visualizador (figura 1-28). Clique no número para abrir uma janela popup que mostra o status individual de cada tarefa (figura 1-29).

Figure 1-28  The activity viewer

Figure 1-29  The activity pop-up window

Se houver algum problema na última vex que você compilou ou analisou o código, um icone no visualizador de atividades indica o número de problemas encontrados (figura 1-30). Clique no icone do problema para vê-los no navegador de problemas.

Figure 1-30  Issues in the activity viewer

A janela Organizer: Gerenciamento de projetos, dispositivos e documentação

O Xcode tem duas janela principais. Vimos até aqui a janela da área de trabalho (figura 1-2), usada para edição, depuração e desenho da interface. A outra janela principal, chamada de Organizer, mostra documentação, controle de versão, organização do projeto e para o iOS, acesso aos dispositivos móveis. Para exibir essa janela, selecione Windows > Organizer, ou clique no botão Organizer na barra de ferramentas (figura 1-31).

Figure 1-31  The Organizer button

Visualização e marcação de documentos

Para exibir a documentação, abra a janela Organizer, clique no botão Documentation na barra de tarefa, e clique no botão Browse na parte superior do painel de navegação (figura 1-32).

Figure 1-32  The documentation navigator
Enquanto estiver lendo qualquer página da documentação, você pode selecionar Editor > Add Bookmark ou manter pressionado a tecla Option e clicar em um item para selecionar Add Bookmark for Current Page no menu. Clique no botão Bookmark no painel de navegação para ver uma lista dos bookmarks (figura 1-33).
Figure 1-33  The bookmarks navigator

A documentação é instald na forma de conjuntos de documentos, frequentemente chamados doc sets. Os doc sets da Apple para bibliotecas chaves do desenvolvimento são instaladas junto com o Xcode. Para sua conveniência, o Xcode automaticamente mantem esses conjuntos atualizados. Esse comportmente é controlado pela opção “Check for and install updates automatically”, que é selecionada por padrão.

Para instalar as atualizações manualmente, clique no botão Get para instalar um conjunto em particular, ou Check and Install Now para todos (o Xcode mostra  o botão get quando uma atualização está disponível mas ainda não foi instalada).

Para instalar documentação de outras fontes fora da Apple, inscreva-se ao feed da documentação. Primeiro, obtenha a URL web do feed a partir do publicador. Clique no botão Add (+), como mostrado na figura abaixo, o siga as instruções na tela para informar a URL e clique no botão Add  da caixa de diálogo.

Para se desinscrever da documentação externa, selecione o conjunto e clique no botão Remove (-), e confirma a operação.

Na parte de baixo do painel, você pode configurar uma fonte mínima para o conteúdo do Organizer selecionando a opção “Never use font sizes smaller than” e escolhendo um tamanho de fonte a partir do menu.

Visualização da ajuda baseada em tarefas

Ajuda on-line está disponivel no Xcode. Para navegar pela ajuda on-line do Xcode, abra o Xcode 4 Developer Tools Libraryno navegador de documentação, e depois abra Tools and Languages, e IDEs em seguida (figura 1-32); ou selecione Help > Xcode Helo para ir a uma tela de abertura como mostrado na figura 1-34.

Figure 1-34  Xcode help start screen

Traduzido de