Usar o Eclipse como plataforma de desenvolvimento Web fica ainda mais fácil quando você integra ele diretamente com o Apache Tomcat. Aprenda como configurar esses dois sistemas para desenvolver um Hello World rudimentar.
Esse artigo é uma sequência de “Using Eclipse as a development environment with Jakarta Tomcat,” escrito por Geoffrey Duck em Maio de 2004.
Componentes necessários
O ambiente de desenvolvimento (IDE) Eclipse V3.2 Callisto inclue ferramentas para desenvolvimento para Web e integração com servidores. Dessa forma, além do kit de desenvolvimento (SDK), você precisa apenas instalar o Eclipse e do Apache Tomcat. As versões referenciadas nesse artigo são listadas a seguir.
Tabela 1. Componentes e versões referenciadas nesse artigo
Componente | Versão usada nesse artigo |
---|---|
Eclipse Platform | 3.2.2 |
Java™ EE 5 SDK | 1.5.0_09 |
Apache Tomcat | 5.5.20 |
O IDE Eclipse é uma IDE de código aberto usada como ambiente de desenvolvimento para suas JavaServer Pages (JSP) e arquivos Java. Com as ferramentas de Web e J2EE instaladas, o Eclipse é uma ótima ferramenta para criação de HTML, JSPs e servlets.
Você precisa do SDK do Java para executar servlets em sua máquina. Finalmente, o Apache Tomcat é uma contêiner para Web e servlet, usado nas implementações de referência oficiais para os Servlet Java e JavaServer Pages.
Instalação
As instalações do Eclipse e do Tomcat são similares — ambas são feitas extraindo o arquivo compactado em uma pasta de seu disco rígido. Se você quiser desinstala-los, é tão simples quando remover o diretório onde os arquivos foram extraídos.
Instalando o Eclipse
Para instalar o IDE Eclipse, descompacte o arquivo compactado (.zip e .tar.gz) que você baixou, e mova a pasta criada para um local conveniente. Uma boa dica é instalar o Eclipse em um local que siga as convenções do sistema operacional que está sendo usado. Se o Eclipse for instalado em um Mac, o aplicativo é colocado na pasta Applications. Se for usado o Windows, a pasta do Eclipse pode ser colocada no diretório C:\Program Files.
Depois de ter baixado e instalado o Eclipse, inicie-o. Antes de poder criar um projeto Web, precisa instalar os plug-ins para o J2EE e para Desenvolvimento Web. Felizmente é fácil instalar esses plug-ins no Eclipse.
Instalando as ferramentas Web
Com o Eclipse em execução, selecione Help > Software Updates > Find and Install. Essa opções permite que você baixe e instale as ferramentas para Web sem ter que ir a um site.
Selecione Search for New Features to Install, como mostrado abaixo e clique em Next.
Figura 1. Janela de instalação e atualização
Selecione Callisto Discovery Site, como mostrado abaixo, e clique em Next.
Figura 2. Selecione Callisto Discovery Site
Sob a opção Callisto Discovery Site, marque a caixa Web and J2EE Development. O assistente imediatamente avisa sobre sobre as dependências que você precisa instalar. Clique em Select Required, e esses avisos desaparecerão. Alguns ou todos os componentes das categorias Graphical Editors and Frameworks e Models and Model Development serão selecionados por elas serem necessárias para a instalação dos plug-ins para Web e J2EE.
Figura 3. Selecione os recursos a serem instalados
Clique em Next para continuar, e o acordo de licenciamento aparece para cada recurso selecionado. Se você concordar com as licenças, aceite-as e siga as instruções seguintes do assistente. Quando o IDE termina de instalar os plug-ins, pede que o Eclipse seja reiniciado para que as mudanças sejam efetivadas. Certifique-se de reiniciar os IDE antes de continuar.
Depois que o IDE é reiniciado, os novos recursos estarão disponíveis para que você começe a desenvolver seus projetos de Web.
Instalação do Tomcat
Para instalar o Apache Tomcat, extraia os arquivos do arquivo baixado em um diretório. Uma boa dica seria extrair o arquivo no diretório C:\apps para facilitar o acesso posterior. Isso é tudo por agora; use o Eclipse como será mostrado a seguir para iniciar o Tomcat.
Criando um novo projeto Web
A partir do IDE Eclipse, selecione File > New > Project para visualizar o assistente de projetos. Digite Web
na caixa do assistente, e o filtro da janela New Project irá mostrar apenas a opção correspondente. Essa é uma forma fácil de localizar o assistente que você irá usar ao invés de ter que procurar por ele dentre várias opções disponíveis.
Escolha Dynamic Web Project a partir da lista. Você usa o assistente Standard Web Project para criar projetos Web com HTML estático. Você tecnicamente pode usar o Tomcat para executar sites estáticos, apesar de servidores como o Apache Web Server serem melhores para esse tipo de conteúdo. Servidores Web construídos especificamente para servir páginas estáticas tendem a ser mais leves e são otimizados para esse propósito.
Definindo um ambiente alvo para a execução do aplicativo
Em Target Runtime, você verá <None>, como mostrado na Figura 4, porque ainda não foi criado um ambiente de execução para o Apache Tomcat. Clique em New para abrir a janela New Target Runtime Wizard. Selecione Apache Tomcat V5.5 na pasta Apache, como mostrado na Figura 5, e clique em Next.
Figura 4. Criando um novo projeto dinâmico
Figura 5. Criando um novo servidor para execução da aplicação
Agora você tem a oportunidade de nomear seu ambiente de execução, apesar do nome padrão fornecido ser Ok. Clique em Browse para localizar o diretório de instalação do Apache Tomcat (O diretório sugerido é o C:\apps\apache-tomcat-5.5.20, como mostrado na Figura 6). É recomendado deixar a versão do Java Runtime Environment (JRE) a mesma que o do workbench padrão, a menos que você tenha uma razão específica para altera-la. Após informar um diretório válido, clique em Finish para criar um ambiente de execução.
Figura 6. Definindo a localização do servidor
Configurando a execução da aplicação
Runtime
na caixa de filtragem, e a lista mostra os ambientes instalados sob a categoria Server. Selecione o ambiente criado para o Apache Tomcat, e clique em Edit para alterar o nome, localização do diretório ou versão do JRE.O sistema perguntará se você quer mudar para a perspectiva J2EE. O recomendado é sempre responder Yes (Sim) pois essa perspectiva inclui abas como a Servers, que lhe ajudam a iniciar ou interromper o Tomcat. Você pode sempre abrir a aba Servers selecionando Window > Show View.
Adicionando um servidor
A aba Servers é uma aba que não possui nenhum dado. Essa aba destina-se a servidores de aplicação ou Web; ela permite que você controle-os e monitores o status deles. Para controlar o Tomcat diretamente do conforto de seu IDE, adicione o Tomcat selecionada New > Server no menu de contexto. O assistente New Server, como mostrado na Figura 7, abrirá com a opção Apache Tomcat v. recém-criada como padrão.
Figura 7. Defina um novo servidor
Clique em Next. Será perguntado se você quer adicionar projetos ao servidor. Selecione o projeto que você criou nos passos anteriores e clique em Add.
Figura 8. Adicione os projetos ao servidor
Clique em Finish para fechar o assistente. Agora a aba Servers contém o item Tomcat V5.5 Server com o projeto adicionado.
Figura 9. O servidor Tomcat sendo mostrada na visão Servers
Criando uma página exemplo
A maneira mais fácil de testar seu projeto dinâmico e a integração com o servidor Tomcat é criar um JSP simples e carrega-lo no Tomcat. Você pode criar um novo JSP selecionando File > New > Other, ou pode usar o menu de contexto acessado ao clicar com o botão direito no nome do projeto no Project Explorer e selecionando New > JSP.
Crtifique-se de que o diretório pai seja WebContent e nomeie o arquivo como index.jsp. Clique Finish para criar a página usando o template padrão. Se você clicar em Next, pode escolher templates diferentes (como HTML ou XHTML) para a nova página. O template padrão serve bem para nosso teste.
O código a seguir exibido abaixo exibe uma data simples para você poder ver que funciona.
Listagem 1. Conteúdo do arquivo index.jsp
<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=ISO-8859-1" pageEncoding="ISO-8859-1"%> <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1"> <title>My Title</title> </head> <body> <% java.util.Date d = new java.util.Date(); %> <h1> Today's date is <%= d.toString() %> and this jsp page worked! </h1> </body> </html> |
Carregando a página no servidor
Agora que a página está completa, use o Eclipse para recarregar ela no Apache Tomcat. Na aba Server, observe que o estado foi ajustado para Republish. Isso se deve por alterações terem sido feitas desde que o projeto foi carregado no servidor. Clique com o botão direito no servidor e selecione Publish no menu. O estado muda para Synchronized assim que o projeto dor carregado no servidor.
Problemas?
Com o projeto carregado com sucesso e o servidor iniciado, abra um navegador e acesse a URL http://localhost:8080/[ProjectName]/ (onde [ProjectName] é o nome do projeto dinãmico que você criou). A nova página Web que você criou aparecerá, e a data deve ser a data atual. Se você atualizar a página, a data muda.
Figura 10. Saída do arquivo index.jsp em um navegador
e
Servlet Hello World
Você pode adicionar servlets Java ao seu projeto e carrega-los no servidor. Para criar rapidamente um servlet que você possa uasr para fins de teste, use o Servlet Wizard clicando com o botão direito no nome de seu projeto no Project Explorer e selecione New > Other. Sob a pasta Web, selecione Servlet, e clique em Next.
Adicione o nome do pacote com.example.servlets
no campo Java Package e adicione HelloServlet
no campo Class name. Clique em Finish. Isso é um exemplo, então os valores padrão servirão perfeitamente. O IDE Eclipse gerará uma classe para o servlet. Para ver o servlet de teste em ação, adicione uma linha ao método doGet()
para exibir uma mensagem no ResponseWriter. A classe servlet deve ficar como mostrado abaixo.
Listagem 2. Conteúdo de HelloServlet.java
package com.example.servlets; import java.io.IOException; import javax.servlet.ServletException; import javax.servlet.http.HttpServletRequest; import javax.servlet.http.HttpServletResponse; /** * Servlet implementation class for Servlet: HelloServlet * */ public class HelloServlet extends javax.servlet.http.HttpServlet implements javax.servlet.Servlet { /* (non-Java-doc) * @see javax.servlet.http.HttpServlet#HttpServlet() */ public HelloServlet() { super(); } /* (non-Java-doc) * @see javax.servlet.http.HttpServlet#doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) */ protected void doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { response.getWriter().write("Hello, world!"); } /* (non-Java-doc) * @see javax.servlet.http.HttpServlet#doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) */ protected void doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { // TODO Auto-generated method stub } } |
Depois de adicionar o servlet, o IDE Eclipse pecebe que seu projeto foi alterado. Olhe novamente na aba Servers; A opção Restart (Reiniciar) agora aparece na coluna status próximp ao servidor Tomcat. Para reiniciar o servidor, clique com o botão direito na aba Servers, e selecione Restart > Start. Abra um navegador e acesse a URL http://localhost:8080/[ProjectName]/HelloServlet (onde [ProjectName] é o nome de seu projetp dinâmico). O testo “Hello, world!” aparecerá na janela no navegador. Você pode adicionar a data, de forma similar ao código do arquivo index.jsp, ao método doGet()
, e recarregar o servlet no servidor usando o IDE Eclipse.
Sumário
É produtivo desenvolver JSPs e servlets sem ter que deixar o IDE para iniciar, interromper ou carregas itens em seu servidor. A combinação Eclipse e Tomcat fornece um ambiente integrado de fácil acesso que permite que você agilize o desenvolvimento.
Recursos
Aprenda
- This is a sequel to the article “Using Eclipse as a development environment with Jakarta Tomcat” written by Geoffrey Duck in May 2004.
- Find out more about Java servlet technology to begin building powerful, dynamic Web applications.
- Visit Sun Microsystems for information about JavaServer Pages technology for building JSPs for your dynamic Web site.
- Check out the Eclipse Web Tools Platform (WTP) Project for more information about the plug-ins available for building Web applications using Eclipse.
- Check out the “Recommended Eclipse reading list.”
- Browse all the Eclipse content on developerWorks.
- Expand your Eclipse skills by checking out IBM developerWorks’ Eclipse project resources.
- To listen to interesting interviews and discussions for software developers, check out developerWorks podcasts.
- For an introduction to the Eclipse platform, see “Getting started with the Eclipse Platform.”
- Stay current with developerWorks’ Technical events and webcasts.
- Check out upcoming conferences, trade shows, webcasts, and other Events around the world that are of interest to IBM open source developers.
- Visit the developerWorks Open source zone for extensive how-to information, tools, and project updates to help you develop with open source technologies and use them with IBM’s products.
Obtenha produtos e tecnologias
- As someone interested in the Tomcat application server, you might want to check out a trial of IBM’s WebSphere® Application Server Community Edition.
- Download Eclipse from the project’s official Web site for a powerful (and free) IDE for Java, JSPs, and more.
- Download Apache Tomcat and use it to run your Web applications.
- Download the Java EE 5 SDK from Sun Microsystems.
- Check out the latest Eclipse technology downloads at IBM alphaWorks.
- Download IBM product evaluation versions, and get your hands on application development tools and middleware products from DB2®, Lotus®, Rational®, Tivoli®, and WebSphere®.
- Innovate your next open source development project with IBM trial software, available for download or on DVD.
Discuta
- The Eclipse Platform newsgroups should be your first stop to discuss questions regarding Eclipse. (Selecting this will launch your default Usenet news reader application and open eclipse.platform.)
- The Eclipse newsgroups has many resources for people interested in using and extending Eclipse.
- Participate in developerWorks blogs and get involved in the developerWorks community.
Fonte: IBM developerWorks