Esse guia irá mostrar os passos necessários para o registro de uma aplicação que pode ser integrada com o Twitter. O registro da aplicação é o primeiro passo no desenvolvimento de uma aplicação que integra os usuários a esta rede social.

Você executa os passos descritos aqui em seu navegador no site Twitter.com. Apesar de não ser preciso escrever nenhum código, você usará um projeto simples para verificar se executou os passos corretamente. As instruções para rodar o utilitário estão no final desse guia.

Registro de uma nova aplicação

Todos os usuários do Twitter são potenciais desenvolvedores. Simplesmente visite http://dev.twitter.com e entre com suas credenciais.
Em http://dev.twitter.com, encontre seu avatar no canto superior direito e mova o ponteiro do mouse sobre ele. Você verá um menu que (dentre outras) terá a opção “My applications”. Selecione “My applications” para visualizar uma página que listará todas as suas aplicações do Twitter, se já tiver criado alguma. Se não tiver criado nenhuma, a lista estará vazia.
Clique no botão tw-new-app-button próximo ao topo. Uma nova página com o formulário Create an application pede informações básicas sobre sua aplicação.
tw create app
No campo Name, forneça uma nome para sua aplicação com 32 caracteres ou menos. Esse nome é apresentado ao usuário quando eles são perguntados sobre a autorização da aplicação para acessar suas informações. No campo Description, descreva sua aplicação com 10 a 200 caracteres. Novamente, isso é apresentado ao usuário quando eles visualizam a tela de autorização.
No campo Website, forneça uma URL que direciona o usuário de volta para sua aplicação, onde eles podem baixar ou encontrar mais informações. Assim como Name e Description, esse campo é apresentado ao usuário na tela de autorização.
No campo Callback URL pode ser especificado a URL para onde o twitter deve direcionar o usuário após uma autorização efetuado com sucesso. É melhor deixar esse campo em branco e especificar explicitamente esta URL durante o processo de autorização.
A seção Rules Of The Road descreve regras que você deve concordar para usar a API do Twitter.
tw rules of road
As regras incluem guias de estilo de como os tuítes devem ser apresentados e cuidados em relação a recriação da funcionalidade do Twitter em seu aplicativo. É recomendável que você leia essas regras com cuidade para certificar-se de não viola-las.
Se você concordar com as regras, maque a caixa “Yes, I agree”.
Um Captcha deve ser ser respondido para garantir que você não esteja configurando uma aplicação através de um processo automatizado.
tw captcha
Clique em “Create your Twitter application” para completar o formulário e seguir para a página de configuração da aplicação.
tw app details
Aqui você configura detalhes sobre sua aplicação, de acordo com qual tipo de aplicação você planeja criar e o quer que ela faça.
Os campos principais a serem observados são Consumer key e Consumer secret. Esses valores são as credenciais de sua aplicação no Twitter. Você precisa delas para fazer quase tudo no Twitter, incluindo o processo de autorização OAuth e trabalhar com a API REST do Twitter.

Verifique o registro

Agora você pode usar sua  consumer key e consumer secret para acessar a API do Twitter. A aplicação exemplo (disponível através do github) pode ser usada para usar suas chaves para pesquisar o Twitter.
Você pode clonar o projeto dessa forma:
git clone https://github.com/spring-guides/${project_id}.git
Para rodar o utilitário, simplesmente execute o comando a seguir usando o  Gradle:
./gradlew clean build && java -jar build/libs/gs-register-twitter-app-0.1.0.jar
Ou se estiver usando o Maven, use o seguinte:
mvn package && java -jar target/gs-register-twitter-app-0.1.0.jar
Você tammbém pode rodar a aplicação usando o Gradle dessa forma:
./gradlew bootRun
Como o mvn, você pode usar:

mvn spring-boot:run

Você será apresentado a duas caixas de dialogo. A primeira irá lhe pedir pelo Consumer ID de sua aplicação e a segunda pelaConsumer Secret. Copie e cole os valores do site do Twitter.

A aplicação então pesquisa com a API REST do Twitter por tuítes com a tag “#springframework”. Se a sua aplicação tiver sido configurada corretamente, você deve visualizar o texto de diversos tuítes.

Sumário

Parabéns! Você acabou de registrar uma aplicação com o Twitter.