Quando seu aplicativo Chrome for finalizado, você deve fazer o upload dele com o Chrome Developer Dashboard. Ao fazer isso, o dashboard gera um ID que será necessário para completar o código de seu aplicativo. Se estiver usando o Chrome WebStore Payments, fazer o upload também permite que você obtenha o token de acesso OAuth que precisa para a API de Licenciamento.
Quando seu aplicativo, sua listagem na Chrome Web Store e todos os sites em que ela depende estiverem prontos, você pode publicá-lo. Você pode publicar até 20 aplicativos na Chrome Web Store.
Passo 1: Escolha uma conta de desenvolvedor
Antes de fazer o upload de seu aplicativo, decida qual conta do Google quer que seja sua conta de desenvolvedor. Essa conta irá ser a responsável por seu aplicativo (ou múltiplos aplicativos, se você escolher assim) e irá receber qualquer pagamento que você obtiver. Ao invés de usar sua conta pessoal, você pode querer usar uma conta dedicada. Se estiver trabalhando com um aplicativo hospedado em um servidor, precisará provar que a sua conta de desenvolvedor é dona das URLs usadas por ele. Para informações de como provar que sua conta é dona dessas URLs, leia o artigo Adding a site da ajuda do Google Webmaster Tools. Uma vez que você tenha feito o upload de seu aplicativo, o Dashboard do Chrome Developer irá lhe lembrar que você precisa verificar a propriedade dos sites usados.
Nota: Se você já estiver hospedado seu aplicativo no Google Play, e quiser que a listagem do aplicativo na Chrome Web Store mostre um link “Disponível para Android”, seu aplicativo precisa ter o mesmo nome em que é listado no Google Play, e ambos precisam ser propriedade da mesma conta de desenvolvedor. Para ter seu CWS transferido para uma conta de desenvolvedor diferente, você precisa enviar esse formulário.
Passo 2: Crie um arquivo ZIP
Para fazer o upload de seu aplicativo, você precisa criar um arquivo ZIP que contenha ao menos um arquivo: seu arquivo de manifesto. Deve conter também algumas poucas imagens e arquivos que o aplicativo necessita. O conteúdo do arquivo Zip e do manifesto depende do tipo de aplicativo que você estiver criando e dos recursos que ele tem. Para mais detalhes, veja a documentação para cada tipo de aplicativo que você pode criar:
Veja também Formatos: Arquivos de manifesto.
- Ajuste o número inicial da versão no arquivo de manisfesto para um valor baixo, como 0.0.0.1. Dessa forma, você terá espaço para aumentar o número da versão quando for fazer o upload de novas versões do aplicativo
- Se o seu pacote ou extensão usar Native Client, você pode estruturar a hierarquia de diretórios da seu aplicativo e o arquivo ZIP de forma a reduzir o tamanho do pacote que o usuário baixa. Para mais detalhes, veja Reducing the size of the user download package.
Passo 3: Faça o Upload do aplicativo
Se você precisar de um ID de aplicativo ou um token de acesso OAuth para completar o código do aplicativo, você precisa fazer o upload do aplicativo enquanto ainda está escrevendo o código. Caso contrário, você pode esperar até que o aplicativo tenha sido finalizada. Você pode fazer o upload de seu aplicativo várias vezes antes de publica-lo. A seguir os passos de como fazer o upload de seu aplicativo:
- Vá para o Chrome Developer Dashboard.
- Entre com sua conta de desenvolvedor escolhida no passo 1.
- Clique no botão Add new item. Se você nunca fez upload de um item antes, precisará aceitar os termos do acordo de desenvolvedor antes de prosseguir.
- Clique em Choose file, navegue até a localização de seu arquivo ZIP, e clique em Upload.
Se o arquivo de manifesto de seu aplicativo e o arquivo ZIP forem válidos, após alguns segundo você deve visualizar uma página que permite que você edite seu aplicativo.
Passo 4: Especifique um sistema de pagamentos
Se você não for usar o Chrome Web Store Payments, pode atrasar o uso ou (no caso de aplicativos gratuitos) pular esse passo. Se você for cobrar por seu aplicativo, precisa configurar seu preço e sistema de pagamento através da pagina de edição do aplicativo no dashboard. Para usar o Chrome Web Store Payments, também precisa cadastrar sua conta de desenvolvedor como merchant no Google Checkout, e precisa associar essa conta com a loja. Para mais detalhes, veja Register for a Google Checkout Merchant account.
Passo 5: Obtendo as constantes do aplicativo
Nesse passo, você irá isar o dashboard para obter qualquer contante que precisará usar no código de seu aplicativo.
Obtendo a ID do aplicativo
Você pode visualizar o ID do aplicativo na URL de qualquer página da dashboard ou da loja dedicada ao seu aplicativo. Por exemplo, a URL: https://chrome.google.com/extensions/detail/aaaaaaaaaabbbbbbbbbbcccccccccc?hl=en possui a ID aaaaaaaaaabbbbbbbbbbcccccccccc. Você pode precisar do ID do aplicativo por diversas razões, como se for usar a API de Licenciamento. Você também pode visualizar a ID do aplicativo quando você obtém o token OAuth. O ID é mostrado junto com outras informações que você precisa quando for usar a API de Licenciamento.
Obtento o token OAuth
Se você for suportar o Chrome Web Store Payments, precisa de um token de acesso OAuth e um segredo de acesso ao token, como descrito em Checking for Payment. Para instruções mais detalhadas, veja a seção Getting an OAuth access token and secret.
Passo 6: Finalizando a aplicativo
Agora chegou a hora de finalizar sua aplicação e adicionar qualquer código que faça referência ao ID ou token de acesso OAuth. Você pode atualizar sua aplicação quantas vezes quiser. Apenas lembre de aumentar o número da versão a cada vez, como mencionado no passo 2.
Passo 7: Fornecendo conteúdo para a loja
Usando a página de edição do aplicativo do dashboard, adicione as informações para a listagem da loja que não estão em seu arquivo ZIP, como uma descrição mais longa, capturas de tela, vídeos e links para sites relacionados. Veja o artigo Supplying Images para obter ajuda de como criar imagens para seu aplicativo e Branding Guidelines para obter informações de como pode usar marcas do Google.
Passo 8: Pague a taxa de inscrição de desenvolvedor
Antes de publicar seu primeiro aplicativo, precisa pagar uma taxa de inscrição de $5 uma única vez. Você verá um lembrete no dashboard até que pague a taxa. Para mais informações, incluindo dicas para resolução de problemas, veja Registration article.
Nota: Se você já usou o Chrome Developer Dashboard antes – para publicas uma extensão, por exemplo – você não verá o lembrete, e não precisará pagar a taxa.
Passo 9: Publique o aplicativo
A publicação de seu aplicativo envolve alguns passos:
-
- Opcional. Publique seu aplicativo para contas de teste, de forma que alguns testadores confiáveis possam usar o aplicativo e seu fluxo de instalação e pagamento.
Nota: Se você suportar Chrome Web Store Payments, você não pode comprar sua própria aplicação usando sua conta de desenvolvedor por causa de restrições do Google Checkout. Você precisa primeiro publica o aplicativo para contas de teste para que o sistema de pagamentos seja testado.
- Clique no botão Preview changes da página de edição, e verifique se a listagem de seu aplicativo está bom e possui todas as informações que deveria.
- Verifique se seu aplicativo e todos os websites e páginas de suporte estão funcionando bem.
- Publique todos os novo websites e páginas de suporte que seu aplicativo precisa.
- Publique seu aplicativo.
Publicando para as contas de teste
Na parte de baixo da página de edição do aplicativo fica o botão Publish to test accounts. Clicando nesse botão o aplicativo será publicado de forma que será visível apenas para as pessoas que estiverem logadas com uma das contas de teste de um conjunto limitado. Para especificar essas contas, na parte de baixo do dashboard clique em Edit your tester accounts. Quando você publica para contas de teste, a listagem de seu aplicativo fica visível apenas para você e para as pessoas logadas com essas contas. Seu aplicativo não irá aparecer nos resultados da busca, assim você precisa fornecer aos testadores um link direto para seu aplicativo. Adicionalmente, você pode usar o Google Groups para criar um grupo de testadores. Você pode usar um grupo que você seja dono como grupo de teste de seu aplicativo. As pessoas desse grupo, além daquelas configuradas no dashboard, serão capazes de acessar o item. Publicar para contas de teste é especialmente útil quando você planeja cobrar por seu aplicativo usando o Chrome Web Store Payments. Você pode comprar o aplicativo usando uma conta de teste, e então usar essa conta para entrar na aplicação e ver como o servidor de licenciamento se integra com seu aplicativo.
Nota: Para publicar o aplicativo para todos, depois de ter publicado para contas de teste, você precisa despublicar seu aplicativo.
Publicando para todo mundo
Publicar seu aplicativo é fácil – apenas clique no link Publish próximo dele no dashboard. Or na página de edição do dashboard, clique no botão Publish changes. A publicação do aplicativo faz com ele esteja disponível imediatamente para todo mundo, e em pouco tempo torna ele visível nos resultados da busca. Com o dashboard, você pode escolher as regiões que deseja suportar, determinar o preço do aplicativo em cada região (se estiver usando o Chrome Web Store Payments) e internacionalizar seu aplicativo.