Programa C++ para exibição de matriz RGB via HDMI

Neste artigo, você aprenderá como criar um programa C++ no Linux que envia uma matriz de pixels RGB para ser visualizada em um dispositivo através de uma conexão HDMI.

Passo 1: Instalar a biblioteca OpenCV

A primeira coisa que precisamos fazer é instalar a biblioteca OpenCV, que nos permitirá manipular imagens em C++. Para fazer isso, abra um terminal e digite o seguinte comando:

sudo apt-get install libopencv-dev

Passo 2: Criar o programa C++

Agora, vamos criar o programa C++ que enviará a matriz de pixels RGB para o dispositivo de exibição. Abra o editor de texto de sua preferência e digite o seguinte código:


#include <opencv2/opencv.hpp>
#include <iostream>
#include <unistd.h>
#include <fcntl.h>
#include <sys/mman.h>

using namespace cv;
using namespace std;

int main(int argc, char** argv)
{
// Definir a resolução da imagem
int width = 1920;
int height = 1080;

// Criar a matriz de pixels RGB
Mat image(height, width, CV_8UC3, Scalar(0,0,255)); // Imagem totalmente vermelha

// Abrir o arquivo HDMI para escrita
int fd = open(“/dev/fb0”, O_RDWR);

// Mapear o framebuffer na memória
unsigned char *fbp = (unsigned char*) mmap(0, width*height*3, PROT_READ | PROT_WRITE, MAP_SHARED, fd, 0);

// Copiar a imagem para o framebuffer
memcpy(fbp, image.data, width*height*3);

// Liberar o framebuffer da memória
munmap(fbp, width*height*3);

// Fechar o arquivo HDMI
close(fd);


return 0;
}

Passo 3: Compilar e executar o programa

Agora, precisamos compilar e executar o programa. Abra um terminal e digite os seguintes comandos:


g++ programa.cpp -o programa `pkg-config opencv --cflags --libs`
./programa

Isso deve exibir a imagem vermelha em seu dispositivo de exibição através da conexão HDMI.

Conclusão

Com este artigo, você aprendeu como criar um programa C++ no Linux que envia uma matriz de pixels RGB para ser visualizada em um dispositivo através de uma conexão HDMI. Este é apenas um exemplo básico, mas você pode facilmente modificar o código para exibir outras imagens ou criar animações.